domingo, 22 de novembro de 2009

Pesquisa comparativa entre sites de buscas na internet sobre o tema “crise na imprensa”


Google.com.br
1)Inforum.insite.com.br – Um site para estudantes do País que oferece informações, resumo de livros e dicas em geral. Nenhuma relação direta com o tema.
2)Pedrodoria.com.br – Pedro Doria estudou os impactos da tecnologia na imprensa e na democracia e criou videocasts, que ele define como posts ilustrados. Tema: A crise da imprensa virá. Ele cita que a imprensa brasileira está a dois anos de encarar sua crise.
3)UOL Notícia – Apresenta um vídeo da reunião em Assunção, quando a Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) fez um apelo para que se combata a crise que abate os meios de comunicação nos Estados Unidos. Na ocasião, o presidente paraguaio, Fernando Lugo, se comprometeu a respeitar a liberdade de imprensa. A reportagem é da Agência de Notícias EFE.
4)Educaremportugues.blogspot.com – Bárbara Wong apresenta no seu texto: Os mesmos problemas – A crise na imprensa – que aborda a importância da mídia impressa e a superficialidade das informações na Web.
5)Observatoriodaimprensa.com.br – Um artigo de Luciano Costa destaca a crise da grande imprensa nos EUA e a segmentação e criação de jornais comunitários e on-line no País, como resposta à crise da mídia norte-americana e uma alternativa de sobrevivência.

Yahoo.com.br
1)Edudobroklyn.blogspot.com – Remete para um artigo publicado na revista Carta Capital sobre a crise na mídia norte-americana.
2)Pedrodoria.com.br – Pedro Doria estudou os impactos da tecnologia na imprensa e na democracia e criou videocasts, que ele define como posts ilustrados. Tema: A crise da imprensa virá. Ele cita que a imprensa brasileira está a dois anos de encarar sua crise.
3)Adnews.com.br – Portal noticioso direcionado ao mercado publicitário apresenta um texto do mestre Carlos Castilho sobre o tema: “As duas caras da crise na imprensa”. Aborda a crise nos jornais impressos e as dificuldades no exercício na profissão e a necessidade da reinvenção dos jornalistas.
4)O Dia Online – Texto aborda a crise da imprensa nos EUA.
5)Observatoriaimprensa.com.br – O professor Carlos Castilho publica seu artigo : “As duas caras da crise na imprensa”. Aborda a crise nos jornais impressos e as dificuldades no exercício na profissão e a necessidade da reinvenção dos jornalistas.

Radaruol.com.br
1)Inforum.insite.com.br – Um site para estudantes do País que oferece informações, resumo de livros e dicas em geral. Nenhuma relação direta com o tema.
2)Pedrodoria.com.br – Pedro Doria estudou os impactos da tecnologia na imprensa e na democracia e criou videocasts, que ele define como posts ilustrados. Tema: A crise da imprensa virá. Ele cita que a imprensa brasileira está a dois anos de encarar sua crise.
3)Educaremportugues.blogspot.com – Bárbara Wong apresenta seu texto: Os mesmos problemas – A crise na imprensa – que aborda a importância da mídia impressa e a superficialidade das informações na Web.
4)UOL Notícia – Apresenta um vídeo da reunião em Assunção, quando a Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) fez um apelo para que se combata a crise que abate os meios de comunicação nos Estados Unidos. Na ocasião, o presidente paraguaio, Fernando Lugo, se comprometeu a respeitar a liberdade de imprensa. A reportagem é da Agência de Notícias EFE.
5)Emdianews.com.br – Coloca à disposição dos leitores o texto A crise na imprensa transforma os EUA num laboratório da mídia. Mostrando como a mídia norte-americana busca alternativas para sair do fundo do poço.

Deepdyve.com-
1)Nada foi encontrado sobre o tema nesse site estrangeiro.

Clusty.com
1)Nada foi encontrado sobre o tema nesse site estrangeiro.

Bing.com
1)Observatoriaimprensa.com.br – O professor Carlos Castilho publica seu artigo : “As duas caras da crise na imprensa”. Aborda a crise nos jornais impressos e as dificuldades no exercício na profissão e a necessidade da reinvenção dos jornalistas.
2)Brasil.melhores.com.br – Matéria sobre Bolsa atinge 50.00 apesar da crise na imprensa.
3)Sem resultados para a busca.
4)Site emarket.ppg.br não traz nada sobre o tema.
5)Site lucioflaviopinto.com.br tem um artigo sobre a crise na imprensa do Estado do Amazonas.

Ask.com
1) Educaremportugues.blogspot.com – Bárbara Wong apresenta seu texto: Os mesmos problemas – A crise na imprensa – que aborda a importância da mídia impressa e a superficialidade das informações na Web.
2) UOL Notícia – Apresenta um vídeo da reunião em Assunção, quando a Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) fez um apelo para que se combata a crise que abate os meios de comunicação nos Estados Unidos. Na ocasião, o presidente paraguaio, Fernando Lugo, se comprometeu a respeitar a liberdade de imprensa. A reportagem é da Agência de Notícias EFE.
3) Pedrodoria.com.br – Pedro Doria estudou os impactos da tecnologia na imprensa e na democracia e criou videocasts, ele define como posts ilustrados. Tema: A crise da imprensa virá. Ele cita que a imprensa brasileira está a dois anos de encarar sua crise.
4) Observatoriodaimprensa.com.br – Um artigo de Luciano Costa destaca a crise da grande imprensa nos EUA e a segmentação e criação de jornais comunitários e online no País, como resposta à crise da mídia norte-americana e uma alternativa de sobrevivência.
5)Comunicaradireito.esta.weblog.com – Publica uma pequeno texto chamando para uma matéria no jornal Diário de Notícias: “Uma em cada 10 publicações impressas pode ser obrigada a reduzir a frequência de impressão, a cessar a impressão física ou, em alguns casos, a encerrar", estima a consultora Deloitte no seu recente relatório anual sobre Tecnologia, Media e Telecomunicações em 2009. Nem os jornais gratuitos, assentes apenas na publicidade, estão imunes à crise.

DogPile. Com
1)Ultimosegundo.com.br – Nenhuma matéria sobre crise na imprensa. Abre uma página sobre economia.
2)Educaremportugues.blogspot.com – Bárbara Wong apresenta seu texto: Os mesmos problemas – A crise na imprensa – que aborda a importância da mídia impressa e a superficialidade das informações na Web.
3)Newsgroups.derkelier.com- Artigo aborda o tema “Terrorismo da crise na imprensa esconde tentativa de achaque ao governo”.
4)Portalangop.co.ao – Informações sobre a reunião da Sociedade Interamericana de Imprensa, em Assunção, onde foi feito um apelo para que se combata a crise que abate os meio de comunicação nos Estados Unidos.
5) UOL Notícia – Apresenta um vídeo da reunião em Assunção, quando a Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) fez um apelo para que se combata a crise que abate os meios de comunicação nos Estados Unidos. Na ocasião, o presidente paraguaio, Fernando Lugo, se comprometeu a respeitar a liberdade de imprensa. A reportagem é da Agência de Notícias EFE.

CONCLUSÃO

Fico claro que se o internauta necessitar de informações rápidas não terá muitas opções à disposição. Os sites de busca pesquisados apresentaram alguns resultados fora do contexto proposto. Somente o Yahoo e o Ask apontaram cinco resultados relacionados ao tema. Pode parecer irônico, mas me parece um assunto pouco explorado pela mídia, apesar de sua grande importância. Cabe um questionamento: Será que existe realmente uma crise na imprensa?

Um comentário:

  1. Oi Glauco, os teus tres posts estão muito bom construidos. A comparação entre os diferentes mecanismos de busca ofereceu resultados bem meticulosos e mostrando que você captou o espirito do exercício. O objetivo da comparação era mostrar como os sistemas de busca na Web ainda não conseguem dar conta do recado, apesar de todos os avanços registrados. Ainda é necessaria uma forte dose de contextualização dos resultados para evitar erros. A grande esperança dos pesquisadores é a chamada Web smenática, onde as buscas acontecerão em vários níveis e terão a busca de singificado e contexto como metas principais.
    Na tua analise do RSS e do Google Reader você foi muito feliz ao destacar a semelhança de resultados, um fenômeno que também se manifesta no exercicio das buscas. É que muitos sistemas simplesmente importam os bancos de dados de grandes sites de buscas. Você pode notar isto usando os chamados meta-buscas.
    No post sobre Web 2.0 você foi bem menos objetivo. Você se desviou um pouco do tema central e com isto levou o visitante para outra direção. O tema da reinvenção dos jornais é muito interessante mas estava fora do eixo centrado na comparação entre a 1.0 e a 2.0
    Um grande abraço
    Castilho

    ResponderExcluir