sábado, 14 de novembro de 2009

A evolução da internet

Evolução. Essa palavra serve para definir o que aconteceu nos últimos 20 anos na Web. O que antes parecia algo fechado e até mesmo inatingível , se democratizou e invadiu a vida de todos. Com certeza, o mundo digital evolui a cada dia.

O que lá pelos anos 80, ou seja, há 20 anos, começou a partir de uma ideia do inglês Tim Berners-Lee (World Wide Web ou www) ganhou dimensões inimagináveis. O começo foi difícil. Poucas páginas à disposição, programas indisponíveis e de difícil acesso davam o tom do momento. Era necessário começar a reinvenção da Web 1.0 e partir para o que viria a ser o futuro: o compartilhamento da informação.

Literalmente, hoje, viajamos o mundo todo na internet e temos o poder de trocar informações com pessoas do outro lado do Planeta, algo difícil de se imaginar há duas décadas. Quem poderia pensar que um dia, você teria ferramentas com poderes de controlar seus passos, da sua família e também de seus amigos. Não dá para esquecer o mundo de 1984, o livro de George Orwell, onde todos eram observados pelo Grande Irmão.

Outro detalhe, os meios de comunicação descobriram que sem interatividade perdem credibilidade e audiência e sem esses dois itens, eles não sobreviveriam nos tempos atuais. A Web 2.0 trouxe essas e outras vantagens para as pessoas.

As novas tecnologias possibilitaram uma gama enorme de opções para os internautas. Hoje, cada um pode ter seu blog, twitter, ser participante de sites de relacionamento e até mostrar seu lado pessoal e profissional na internet. Muitas vezes, uma empresa quando pretende contratar um funcionário faz uma pesquisa do nome na internet e, muitas vezes, essa informação define a contratação ou não do profissional.

A informação passou a ser instantânea. Um fato ocorre num país distante e isso tornasse conhecimento de todos em poucos segundos. Sempre alguém está conectado na Web e além de uma informação sempre pode vir junto uma foto do que está acontecendo.

Reinvenção dos jornais

A grande mídia luta, hoje, para enfrentar a concorrência da Web. Os veículos impressos buscam alternativas para sobreviver. Redações paralelas existem e tratam a notícia de forma diferente. Os sites jornalísticos brigam pela oportunidade de passar ao internauta a informação em primeira mão. Eles colocam também à disposição ferramentas de interatividade, sempre com o objetivo de fidelizar esse leitor.

Já os jornais impressos, tentam dar um tratamento diferenciado à informação, tratando-a de uma maneira mais analítica e tentando a busca do aprofundamento que os sites noticiosos não têm, pela rapidez com que a notícia é jogada no ar.

Mesmo com essa concorrência, os jornais olham os sites como parceiros e descobriram que a interatividade também é importante no seu dia a dia. Eles dão aos seus leitores à possibilidade de debater as notícias mais importantes com jornalistas, fazer suas reclamações e até sugerir pautas para ser executadas. Uma parceria web/mídia que agrega valor e beneficia o consumidor de informação.

Um comentário:

  1. Amigos,

    Admito que viajei um pouco no texto. Não sou um especialista, mas apenas um curioso. Aceito críticas e sugestões. Um abraço. Glauco

    ResponderExcluir