sábado, 28 de novembro de 2009

Bancos podem funcionar uma hora a mais em Santos


A Cidade de Santos mais uma vez tenta diminuir o sofrimento das pessoas que encaram horas na fila para ser atendidas nos bancos. Lei Municipal publicada, na última quinta-feira, obriga a abertura das instituições financeiras, de segunda a sexta-feira, das 10 às 16 horas, ou seja, um hora a menos do que ocorre atualmente. A medida entra em vigor no dia 26 de dezembro. Outras iniciativas como essa já foram tentadas, mas todas em vão, pelo fato da Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) reverter a situação na Justiça. A lei determina ainda um multa diária no valor de um salário mínimo (R$ 465,00).
Miriam Cajazeira Diniz, secretária municipal de Economia e Finanças, afirmou que se reunirá com representantes dos bancos, para definir detalhes do cumprimento da lei. O principal entrave, segundo ela, será a questão da jornada de trabalho dos funcionários, que já está adequada ao horário adotado atualmente. Já o Sindicato dos Bancários ainda não se pronunciou sobre a decisão.
Febraban
A Febraban estuda a possibilidade de questionar judicialmente a lei. De acordo com o Superior Tribunal de Justiça é de competência da União a fixação do horário bancário para atendimento ao público e não das Administrações Municipais.
Banco Central
Legislação em vigor determina que o horário mínimo de expediente para o público é de cinco horas diárias ininterruptas, com atendimento obrigatório no período de 12 às 15 horas, horário de Brasília, o que acontece atualmente.

2 comentários:

  1. Sempre gosto de ler um texto bem escrito do ponto de vista jornalistico, como este. Me mostra que a profissao tem futuro, se ha gente com competencia... Voce e de Santos, entao? Eu ando muito cuidadosa com o que eu escrevo, eu tenho amigos gauchos que negavam categoricamente tudo o que eu dizia, como se no sul tudo fosse diferente do resto do Brasil. Tipo: aqui em portugal chama de licenciatura as graduacoes e graduacao e vice-versa. Eu contei isso a uns amigos portugueses e o casal gaucho logo disse que no sul tb era assim! rs rs rs Mas sim, o problema da acessibilidade e geral no brasil - so nao sei se e no sul tambem rs! Abracos!!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi de novo, quando puder voce pode voltar ao meu blog pra ver se consegue assistir ao mini-doc em video que postei la? tava dificil de entrar mas agora foi rs obrigada! Andreia

    ResponderExcluir